A Laranja Mecânica
Esse livro foi escrito por Antonhy Burguess em 1962.
Essa leitura é bem difícil, especialmente para quem, como eu, é contra a violência, mas é um livro sublime para o entendimento da alma humana.
Alex, o narrador da história, é um garoto de 14 anos que vive em uma sociedade futurista. Ele gosta de ouvir Beethoven e também é apreciador de sexo, drogas e ultraviolência.
Alex anda pela cidade com sua gangue e invade casas, espanca pessoas e estupra mulheres, até que é pego e preso.
Ele é levado para uma espécie de instituto e passa por um esperimento para criar uma aversão forçada pela violência e por tudo o que associava ao prazer que ela lhe dava.
Esse livro nos abre um leque de questionamentos, especialmente a respeito da maldade inerente ao ser humano, pois, por mais puritanos que aparentamos ser, dentro de cada um de nós há algo que não desejamos que o outros vejam. Seria justo punir o Alex por algo que a própria sociedade levou ele a ser?
Até onde o ser humano possui sua liberdade de expressão e livre arbítrio?
Um detalhe interessante é que no livro há várias expressões russas e neologismo da língua inglesa, por exemplo rote que significa boca, há um vocabulário no fim do livro com o significado das expressões.
É um livro que vale a pena ser lido para quem busca se aprofundar mais em questionamentos a respeito da natureza humana e por mais que tenha sido escrito a tanto tempo, continua atual e faz com que pensemos bastante.
Para quem se interessou, o livro pode ser baixado gratuitamente no site:
http://www.baixedetudo.net/download-livro-laranja-mecanica-anthony-burgess
Existe também a adaptação para o cinema, acompanhe o trailer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário