Só perguntas Erradas
Quem poderia ser a uma hora dessas?
"Existe um método simples pra encontrar uma pessoa quando você ouve seus gritos. Primeiro, pegue uma folha em branco e um lápis bem apontado. Depois trace nove colunas, cada uma delas com quatorze casas. Então jogue o papel fora e encontre quem está gritando para poder ajudá-lo. Não é hora de perder tempo com papel."
Lemony Snicket (que é o personagem, mesmo seu nome em destaque como autor) é um garoto de 13 anos que vai executar seu primeiro trabalho para uma organização que não é especificada no livro.
Ele é recrutado e escolhe como tutora uma mulher de nome S. Theodora Markson, uma tutora de posição 52 em uma lista de melhores tutores com 52 tutores no total.
A primeira missão que recebem é em uma cidade de nome Manchado-pelo-mar, um lugar que era mar e secou, dando lugar a uma cidade que vivia da tinta extraída de polvos do subsolo, mas que já perdeu sua fonte de dinheiro e está quase abandonada, a missão que eles recebem é a de recuperar uma estatueta da Fera Ressonante, um animal lendário do lugar.
Acaba que a história envolvendo essa estatueta se torna um mistério cada vez maior com cada vez mais personagens em seu encalço sem, na realidade, parecer algo tão significativo, já que a estatueta esteve jogada em uma mesa velha com quinquilharias juntando pó por anos.
Eu me interessei por esse livro desde que vi a resenha do Danilo do cabine literária (https://www.youtube.com/watch?v=njcbXDychms), e já que o autor é Daniel Handler (o mesmo de Desventuras em Série) resolvi me aventurar nesse volume.
O livro é um infanto-juvenil com uma sucessão de mistérios cujas respostas não nos são dadas e com situações que permanecem no ar.
Apesar de não gostar de perguntas sem respostas (mal de todo curioso), gostei muito da escrita doa autor, que coloca em um garoto de apenas 13 anos uma personalidade peculiar sem que este se torne um esteriótipo de adulto demais para a idade, nem infantil em excesso.
A escrita é na medida, os cenários são misteriosos e os acontecimentos ainda mais intrigantes, um ótimo infanto-juvenil para qualquer idade.
"'Então você está relutante', disse a mim mesmo. Muita, muita gente reluta. É como ter pés. Não é motivo para se orgulhar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário