Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

Orgulho e Preconceito


Elizabeth é a segunda filha de uma família com cinco moças, e é considerada pelo pai a mais esperta dentre as filhas, já a mãe a tem como a filha de quem menos gosta.

Um grande alvoroço começa na casa quando ficam sabendo que um homem que recebe 4  mil libras ao ano (seja lá o que isso quer dizer) e que assim, é considerado um homem rico e objeto de desejo de Sra. Bennet como marido de uma das suas filhas alugou uma casa nas redondezas.

Quando um baile ocorre na cidade e Sr. Bingley, o solteiro cobiçado, aparece todos voltam sua atenção para ele e seus amigos, dentre eles um homem chamado Sr. Darcy, que é ainda mais rico que seu amigo, mas, no entanto é também bastante desagradável.

A partir desse momento, sempre que encontra Sr. Darcy, Elizabeth não perde uma oportunidade de provocá-lo e mostrar o quão pouco gosta dele.

A história decorre repleta de surpresas e tenho que dizer, que nessa narrativa as pessoas nem sempre aparentam ser o que são.

Sou forçada a dizer que já tinha esse livro na minha estante a algum tempo e por um certo receio quanto a clássicos (graças ao colegial), eu ainda não tinha lido.

Já faz algum tempo, porém que a autora é mencionada em canais que eu acompanho e resolvi me arriscar com a leitura, já que tanta gente em cuja opinião eu levo em conta recomenda esse romance.

E levar em conta essas opiniões não me decepcionaram, o romance é uma delícia, a escrita não é difícil, mesmo tendo sido lançado em 1813 e, por incrível que pareça, as pessoas retratadas ainda são gêneros que existem e se você pensar um pouco com certeza conhece por aí uma Sra. Bennet ou uma Lydia.

A adaptação mais recente para o cinema foi lançada em 2006 e é bem condizente com o livro, além de ter paisagens lindas e cenas emocionantes.

Minha única ressalva ao livro é quanto a minha edição, em que todos os Sr. e Sra. (que tem um bocado), são em inglês (Mr. e Mrs.).

Para todos aqueles que ainda receiam os clássicos, garanto que irão gostar bastante desse e suspirar como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário