Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Especiais



Atenção: Esta resenha pode conter spoiler de Feios e Perfeitos.

Se em Feios, Tally era uma feia e em Perfeitos ela era perfeita, o que ela seria em Especiais senão uma especial?

Tally foi recrutada para o grupo de Cortadores, um grupo de especiais formado por Crims, do qual a chefe é a Shay e esse grupo reporta-se somente a Dra. Cable sendo a menina dos olhos da doutora.

O livo já começa com ação, quando os enfumaçados vão a uma festa de perfeitos espalhar a cura e são surpreendidos pelos cortadores.

Pode-se pensar que os enfumaçados ficaram em desvantagem, mas não é o que acontece, muito pelo contrário, eles conseguem sequestrar um dos cortadores e levar com eles.

De qualquer forma Tally está mais preocupada é com Zane, cujo cérebro foi tão danificado pelas nanoestruturas que, mesmo após ser curado ainda permanece com tremores.

Para torná-lo um especial Tally e Shay traçam um plano que culmina na destruição do Arsenal, prédio onde se concentra as defesas da cidade.

Tally acaba mais uma vez em meio a uma jornada para a nova Fumaça, mas dessa vez perseguindo o grupo de Zane, mais para protegê-lo que para descobrir onde é o lugar, na verdade, e ela não sabe, mas essa viagem acaba por lhe mostrar novos horizontes.

Mais uma vez Scott Westerfeld nos faz mergulhar em outra faceta deste seu mundo nos levando a ver e sentir o que uma especial sente e deixando a Tally de dar nos nervos, como quando ela era feia, mas isso se torna compreensível já que faz tudo o que faz e pensa como pensa devido a uma cirurgia que "reprogramou" seu cérebro.

O romance desse livro é quase nenhum, apesar de ter Zane (que não me convenceu muito em questão de romance) e ter também David, que mesmo aparecendo de passagem mais no final do livro, ainda me convence mais, parece que quando ele e Tally se encontram , independente da situação ainda rola aquele clima.

Especiais é um livro intrigante e nos mostra mais a fundo uma parte importante da sociedade criada por Scott e tem um final que me faz pensar que ele planejava o fim da série para esse livro, isso me deixa sem saber o que esperar para Extras.

Eu gostei bastante de Especiais, mas houveram ressalvas, como uma certa morte de um personagem que acho que Scott poderia ter explorado mais e certas situações do final que me deixaram confusa, enfim, agora quero ver se o próximo volume da série me da as respostas de que preciso.

2 comentários:

  1. Acho que tomei raiva desta série, mesmo sem ter lido... Parece ser tão fantasioso que, acabei desistindo... Mas enfim, quem sabe um dia...

    =*

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, é uma distopia muito legal e tem criticas muito consistentes, quem sabe mais pra frente vc não muda de ideia?

      Excluir