Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo
A Fúria dos Reis



AVISO: ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILER TANTO DO VOLUME I COMO DO VOLUME II DAS CRÔNICAS DE GELO E FOGO!!

O que é que eu posso dizer a respeito de um livro de George R. R. Martin, além de que ele é completamente genial?

A maneira como ele descreve cada casa, cada símbolo de cada linhagem de cada família é algo que está fora da minha compreensão  de como é que ele não se perde com tantas famílias e tantos cavaleiros, além de criados, senhoras e terras que passam de mão em mão ao londo das batalhas. 

Quando Robert Baratheon, rei dos sete reinos, morre, o caos se instala em toda a Westeros e cada senhor de grandes terras convoca seus vassalos para não somente defender seu território, mas também para conquistar mais territórios e, até mesmo o trono.

A família Stark permanece ainda desmantelada  após a morte de Ned, cada membro da família está em uma parte, Sansa permanece prisioneira em Porto Real, mas Arya consegue fugir. Robb passa a liderar as forças do Norte em batalhas sendo coroado o rei do Norte, porém esse livro não fala muito dele. Catelyn acaba viajando a mando de Robb para algumas tarefas de negociação. Bran e Rickon permanecem em Winterfell. E Jon sai em busca dos mistérios além da muralha com a Patrulha da Noite.

Daenerys, agora com seus dragões pensa em voltar para Westeros e assumir o trono, mas há grandes impecilhos para ela, a travessia do mar sem navios e sem dinheiro é um deles e sinto dizer que nesse livro os dragões não crescem muito, estou ansiosa para que eles fiquem adultos e possam voar. 

Nesse segundo volume as batalhas são mais frequentes e bem descritas, as vezes por mais de um ponto de vista e é incrível como esse autor é capaz de nos fazer viajar por esse mundo medieval e amar e odiar um personagem ao mesmo tempo sem saber ao certo se ele é o mocinho ou o bandido a maior parte do tempo.

Para quem já gostava do Tyrion Lannister no primeiro livro, vai adorá-lo neste livro, já que ele tem atitudes muito condizentes com o que esperaríamos da nova Mão do rei, apesar dele ser um Lannister de qualquer forma e não negar o sangue por vezes.

Para quem está pensando em ler o livro eu aconselho que leia sim, que se deleite com esse mundo medieval repleto de lendas e com personagens reais que podem ser tanto repletos de qualidades como egoístas e mesquinhos e se você se assustou com o tamanho do livro, não se intimide, por mais longo que pareça tenho certeza de que você não vai se cansar de lê-lo.

A capa desse livro traz o próprio Tyrion Lannister numa viela de Porto Real, é uma capa em tons mais animados que a do primeiro livro.

O livro ainda traz os mapas do Norte e do Sul de Westeros e o resumo de todas as linhagens no final, detalhe muito importante para não nos perdermos nessa louca narrativa.

Martin já tem publicado cinco livros da série, mas ela está prevista para ter sete livros, então, leiam com calma, saboreiem o mundo de Westeros e seus personagens marcantes sem muita pressa, já que teremos que esperar um pouco para a conclusão da obra.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário