Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cidade das Sombras


Amber é uma cidade construída no subsolo da Terra para abrigar o que sobrou da raça humana até a Terra voltar a ser habitável.

Os Construtores pensam em tudo para que a cidade viva seus 200 anos, até que a superfície volte a se habitável, eles deixam uma reserva de alimento e roupas e equipam a cidade com encanamento e um grande gerador que são previstos para durarem esse tempo.

A população não sabe da existência da Terra, para eles que nasceram e foram criados ali, Amber é o único mundo que existe.

A informação sobre a verdadeira história da Terra era passada de prefeito para prefeito da cidade em uma caixa que só abriria após os 200 anos terem se passado, mas um imprevisto acontece, um dos prefeitos morre antes de ter passado a caixa adiante e essa abre silenciosamente dentro de um velho armário esquecida.

Tudo em Amber está desmoronando, o gerador que é a única fonte de energia, está falhando, há apagões cada vez mais demorados e os canos já não tem mais salvação, há mais remendos que canos de verdade.

Quando pensamos que tudo está pedido,  Lina Mayfleet (Saiorse Ronan, a mesma atriz que interpretará Melanie em A Hospedeira) encontra a mensagem da caixa e junto com seu amigo Doon Harrow (Harry Treadaway) eles buscam a verdade, apesar de tudo o que tenta impedi-los, já que é proibido ir além dos limites de Amber.

É incrível como é descrita a maneira como a cidade é organizada, as pessoas estudam, ao que parece, até concluir o ensino médio e depois há o dia da profissão, onde são sorteadas profissões para cada um que deve executá-la para o resto da vida e algumas profissões são bem atípicas  como o correio, que na verdade é uma pessoa que corre por toda a cidade recebendo e entregando recados.

Esse filme é uma aventura de tirar o fôlego e a realidade mostrada nele me fez pensar muito, algo como onde nos leva as consequências do que fazemos hoje.

É um ótimo filme para ser assistido em família e com um belo balde de pipoca do lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário