Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Um Dia



Emma e Dexter estudam na mesma universidade, e cruzam pelos corredores, mas só se conhecem verdadeiramente na festa de formatura e acabam passando a noite juntos.

A partir daquela noite eles se tornam grandes amigos e cada um segue sua vida.

Dexter é um rapaz mimado e cheio de si, por vezes deixa o leitor louco com suas atitudes esnobes, mas como é bonito e consegue um emprego na televisão, logo se torna apresentador de um programa que se passa na madrugada.

Emma é a típica garota que pensa em mudar o mundo, é autruísta, mas insegura e acaba trabalhando numa detestável lanchonete mexicana, além disso ela nutre uma paixão por seu melhor amigo Dexter desde a noite em que se conheceram, mas isso não é algo que ela vá assumir.

Os capítulos do livro são apresentados de ano em ano, sempre no dia 15 de julho, dia de São Swithin e dia seguinte a formatura deles, assim vemos a vida deles e a relação sempre no limiar de amizade, amor e em certe parte de ódio.

Um Dia é um romance realista, nada de paixão a primeira vista ou fidelidade e amor eterno, é um romance que relata a verdade dos relacionamentos, que a maior parte do tempo não são exatamente um mar de rosas.

O foco não é somente a relação dos dois, mas há também um retrato da vida de cada um, vidas que passam por altos e baixos e a verdade cruel que ninguém é totalmente bom ou ruim, mesmo Dexter, por exemplo, que é esnobe passa por fazes tão ruins e parece tão perdido que chega a dar dó e Emma parece sempre uma pessoa boa, mas essa ilusão se manteve só até a página 164 quando descobri que ela é só humana e, como tal, capaz de fazer escolhas erradas.

A escrita de David Nicholls é simples e repleta de fatos corriqueiros e pensamentos que já passaram pela minha cabeça e, tenho certeza, que pela sua também, mas o que mais gostei foram os diálogos que tomam conta de todo o livro e fluem de maneira verdadeira.

A capa que mais gostei é essa baseada no filme e retrata Emma e Dexter na juventude no dia seguinte á formatura.

O filme é bem próximo ao livro, tendo a maior parte dos fatos descritos no livro passados para a tela e os atores principais interpretam fielmente o retrato de Emma e Dexter.

Um Dia é um belo romance de pessoas comuns repletas de dúvidas e erros que qualquer um está sujeito a cometer, minha única ressalva é quanto a um fato que acontece quase no final do livro que me deixou com o coração apertado e com aquela terrível sensação de que tudo não devia terminar assim.



Um comentário: