Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Respeito ao Próximo

Essa semana, estava eu em meu facebook, quando vi um post da Tatiana Feltrin que me deixou intrigada, era um vídeo do canal A Mulher Que Ama Livros (um canal que eu não seguia até então) e ela se justificava a respeito de um programa que passou na tv de Portugal e que, de certa forma, zoava com ela.


E is aqui o link para o vídeo do programa http://videos.sapo.pt/1TzhJW5hZPZOZMSUFDg8#share , assistam a partir de 6:15 e verão esse absurdo!

Tenho que confessar que esse vídeo me deixou muito revoltada e triste que em pleno século 21 as pessoas ainda prefiram sentar no próprio rabo e falar do rabo alheio.

Me revoltou mais ainda porque eles a ridicularizavam a respeito de sua maneira de se expressar, já que talvez ela não fale um nome de livro em inglês de forma correta ou fale sobre uma obra da sua própria maneira, mas isso realmente tem alguma importância?

Quem de nós que nunca se confundiu com um nome ou uma expressão em inglês, não somos estudiosos sobre o assunto e não temos a obrigação de ser, além disso admiro-a por compartilhar sua opinião com o mundo como tantas outras pessoas que tem um bocado de trabalho para colocar um vídeo no ar só para dar uma boa dica de um livro.

Esse episódio me fez pensar também em como a maior parte das pessoas adoram criticar quem é diferente delas, sejam estas grandes diferenças, ou apenas pequenos detalhes, mas aí está sempre a crítica presente.

Entendo toda a liberdade de expressão e que cada um tem o direito de pensar e dizer o que quiser, mas o direito de um começa onde termina o do outro e acho que a linha entre a crítica e a ofensa é tênue, mas é existente, então, nada te impede de ter uma opinião, mas com certeza impede de insultar alguém.

E sei que esse mundo literário é bem um mundo que recebe um número de críticas mais comum do que deveria, se vivêssemos a séculos atrás, nós, leitores, seriamos a parte mais importante da sociedade, mas com o emburrecimento geral da população, somos taxados de nerds e outros nomes bem piores.

De qualquer forma, as pessoas não entenderam ainda que somos feitos da mesma matéria e apenas temos gostos diferentes, o que não vai impedir nenhum de nós de envelhecer e acabar em um caixão um dia, então porque tantas críticas ao próximo?

Enfim, eu só queria desabafar com você aí do outro lado e deixar minha opinião aqui...



Um comentário:

  1. A vida não é pra ser comentada, é pra ser vivida como quiser. Não existe certo nem errado, existe o que é melhor pra VOCÊ!!! nao gostei tbm do comentario bjs

    ResponderExcluir