Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bruxa, Vampiro e Lobisomem


Quem nunca se perguntou de onde surgiu essas lendas que povoam o nosso imaginário desde que somos crianças?
 Bruxas


A história nos mostra que esse ser realmente existiu.
Antes da igreja ter poder, as religiões eram pagãs, ou seja, adoravam a deuses e deusas e podiam fazer para tal rituais e oferendas.
Com o ápice da igreja cristã, tais religiões caíram em descrença e perseguição e a partir daí, quase tudo ligado a tais religiões passou a ser considerado bruxaria.
As mulheres eram julgadas pela inquisição e mortas em fogueiras XIV e XV.
Para acabar por completo com as religiões pagãs, a igreja criou santos e datas que substituíam as antigas religiões, como é o caso do dia de todos os santos, feito para purificar o dia 31 de outubro que antes era um dia do Festival de Samhain que marcava o fim do verão e cultuava os mortos e tornaram ele um dia de vigília para o dia de todos os santos.
Então as bruxas realmente existiram, ou existem, mas talvez não da forma fantasiosa que temos, mas existiem!!

Vampiros


A maior parte das pessoas acreditam que esse ser vive apenas no imaginário da população no geral, mas sinto dizer que não é exatamente assim.
A lenda de seres que viviam a partir da força vital de outras pessoas, através do sangue, é muito antiga, há registros de que isso já era uma crença na Mesopotâmia e Grécia Antiga.
Essa lenda ganha força por conta de histórias reais, ou ao menos de registros que nos deixam em  dúvidas.
A crença nessa figura é algo tão forte que os historiadores já encontraram esqueletos com estacas no coração, os antigos faziam isso para evitar que os mortos voltassem na forma de vampiros.
As histórias aos poucos vão ficando mais fantasiosas, mas não há dúvida de que os vampiros é uma lenda enraizada na nossa história.

Lobisomem


Essa lenda é tão antiga quanto as demais e tem sua origem na mitologia grega e diz que um homem se transforma em lobo em noites de lua cheia e volta a sua forma humana somente pela manhã.
Essa lenda tem várias versões de sua causa no Brasil, como a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.
Esse mito, como os demais vem de tempos remotos e povoam o nosso imaginário.
Eu, particularmente acredito em tais mitos desacreditando, é como diz o ditado "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem".
Tenham um ótimo dia das Bruxas!!!

Um comentário: